Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves
ISSN 2594-3820
A Revista Educação e Saúde: Fundamentos e Desafios aceita trabalhos de professores e pesquisadores vinculados a instituições de pesquisa, universidades, centros universitários e faculdades, e de estudantes de pós-graduação stricto sensu, em co-autoria com professores doutores. Para serem aceitos e submetidos à avaliação dos pareceristas, os artigos devem enquadrar-se na linha editorial da revista e obedecer, rigorosamente, às normas para publicação. Os trabalhos podem ser redigidos em português ou outra língua.
Avaliação dos trabalhos: todos os trabalhos encaminhados à Revista são submetidos ao exame cego de até três (03) pareceristas ad hoc que poderão: a) aprovar o artigo sem restrições quanto à forma e ao conteúdo; b) aprovar com restrição quanto ao conteúdo e sugerir modificações; c) aprovar com restrição quanto à forma e sugerir modificações; d) reprovar o trabalho.
Direitos autorais: os trabalhos aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista, implicando automaticamente na cessão dos direitos autorais.
Encaminhamento dos artigos: os originais devem ser enviados à Revista por e-mail (revista@iptan.edu.br). Os trabalhos devem conter entre dez (10) e quinze (15) páginas no formato A4 e ser enviados em versão Word 6.0 (.doc) ou superior, obedecendo aos seguintes parâmetros: fonte tamanho 12; tipo Times New Roman; espaço 1,5 entre as linhas; margens: superior e esquerda - 3 cm - inferior e direita – 2 cm.
Documentação: As ideias e conceitos dos artigos enviados a revista são de responsabilidade dos autores. Por isso quem submete trabalhos à revista deve enviar em anexo uma declaração nestes termos: “Declaro que o artigo, resenha, nota bibliográfica (Título do Trabalho) é de minha autoria e assumo responsabilidade autoral pelo mesmo.”
Os artigos devem obedecer à estrutura convencional do artigo científico, de acordo com a NBR – 6022, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando as seguintes normas:
• centralizado no topo da página – deve indicar, resumidamente, o conteúdo do trabalho. Deve estar traduzido para o inglês;
• seguido da titulação, departamento e/ou programa e instituição a que estiver vinculado com endereço eletrônico;
• apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho, localizado antes do texto, na língua original, e em inglês, ao final do texto (Abstract), limitando-se a 250 palavras (mais ou menos dez linhas), com apenas um parágrafo inicial, fonte Times New Roman 11, espaço simples. Os textos redigidos em inglês deverão apresentar uma versão do resumo em português ou espanhol.
• seleção de palavras e expressões que indiquem o conteúdo do trabalho (também em português e inglês – Keywords – recomendando-se o mínimo de três e o máximo de cinco palavras);
• utilizar fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5;
• deve estabelecer com clareza o objetivo do trabalho, preferencialmente, relacionando-o com outros do mesmo campo e apresentando, de forma sucinta, a situação em que se encontra o problema investigado;
• os títulos das divisões e subdivisões dos artigos devem ser precedidos de numeração progressiva: 1, 1.1, 2, 2.1 e assim por diante;
• as citações formais (transcrição) curtas devem vir inseridas no texto, entre aspas e com a mesma formatação. Citações longas, com mais de três linhas, devem constituir um parágrafo independente, recuado a 6 cm, em espaço simples e fonte Times New Roman 11. A indicação da referência bibliográfica (fonte) de onde foi retirada a citação deve constar de sobrenome do autor, data e página(s). Exemplo: (SOUZA, 2006, p. 41-45). A indicação bibliográfica completa deverá constar das referências bibliográficas;
• deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto;
• as notas explicativas, quando necessárias, devem vir numeradas de acordo com o seu aparecimento e colocadas ao final do texto;
• referências (NBR – 6023): devem estar imediatamente após o texto, em ordem alfabética, contendo as referências completas das obras citadas no artigo. Exemplo:
a) BARROS, A. T. Cenário internacional e o discurso da Folha de São Paulo sobre a privatização no Brasil. : ciência e cultura, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 24-32, mar. 1996.
b) HABERMAS, J. . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
c) COUTINHO, Wilson. O Paço da Cidade retorna ao seu brilho barroco. , Rio de Janeiro, 6 mar. 1985. Caderno B, p.6.